Adivinha quem sou eu na ilustração?!
Eu não sou nada fã de violência, passo longe até das
reportagens sobre UFC, mas sinto uma vontade (totalmente controlável, é claro)
de socar alguém que vira e diz: “calma, quando você menos esperar, a pessoa
certa vai aparecer”. Se fosse uma única pessoa que dissesse isso, eu iria
esquecer. Aquela coisa de entra-por-um-ouvido-sai-pelo-outro... Mas não, todos
os meus amigos adoram me dizer essa frase. (Só um parênteses necessário, eu
continuo adorando os meus amigos que me dizem isso, nunca vou socá-los, é só
coisa de momento).
A verdade é que é bem simples e fácil pra alguém que está
feliz com o namorado/marido/gato de estimação aconselhar uma solteira de alma
perturbada e meio louca. Ela está lá, no conforto do abraço, vendo tudo
como telespectadora. Não é ela quem está perdendo os cabelos, morrendo de
gastrite, perdendo o sono ao se questionar se-eu-não-fiz-nada-de-errado-e-se-eu-sou-assim-tão-legal-por-que-não-deu-certo?!,
e acordando com a mesma pergunta martelando no cérebro. Todo mundo que namora,
casa ou arruma um gato de estimação se esquece de como é triste não ter ninguém.
Pior: não ter a esperança de ter alguém.
O chavão da autoestima de que você precisa se sentir bem
consigo mesma e se amar pra alguém te amar de volta eu já mandei pro espaço faz
tempo. Faz 28 anos que eu sou sozinha e faz 28 anos que as pessoas dizem que eu
sou bem-humorada. Faz cinco anos que moro sozinha e sou feliz assim, me divirto
e ocupo tanto as 24 horas do meu dia que queria que elas virassem 28, pelo
menos. Faz, no mínimo, dez anos que eu ouço o espera-uma-hora-o-cara-certo-aparece
e já enjoei. Por que ele demora tanto, caramba?! Será que o problema é que me
dou bem com a minha solidão? Eu posso brigar com ela, se for o caso.
Eu já abri tanto as minhas exceções que eu nem sei mais o
que cara precisa ter pra ser o certo, quer dizer, eu sei. Só que isso não diminui o fato de que essa Instituição Do Cara Certo é
uma baita besteira. O que faz um cara ser certo? Não fumar, não beber, praticar
esportes e não comer carne na quaresma? Bom, se for isso, eu aceito um Cara
Errado desde que ele não me magoe e me trate como eu mereço (porque eu tô solteira,
ok, mas não desesperada).
Quer dizer, um pouco de desespero impaciência pode
ser que exista. É uma sensação de estar na fila de espera há muito tempo e
sempre que sua vez está pra chegar, aparece alguém pra entrar na sua frente por
conta das suas características especiais. Hei, eu também tenho minhas características
especiais. Todo mundo que sentou comigo na sala de espera já casou e eu continuo
lá, fazendo piada (eu cansei de fazer graça!), provando pro responsável pela
Instituição Do Cara Certo que eu vou bem sozinha. Ter meu apartamento, ser
independente, me virar na cozinha, consertar o chuveiro, matar barata (no
grito, mas enfim...) ainda não serviram pra Instituição. Preciso aprender a
voar? Sério, se for isso eu tento, ué.
Eu já vivi tanta coisa, já consertei tanto meu coração (esse
mutante) e continuo acreditando na maldita Instituição Do Amor. Sério, quando
os deuses vão provar que eu não acreditei em vão? Que malhar teve uma razão,
que me maquiar (e tirar a maquiagem quando chegava de madrugada) teve um bom
motivo, que levar tanto pé na bunda finalmente me empurrou pra frente? Eu quero
pra ontem, cansei de esperar. E não é por isso que aceito qualquer coisa. Ainda
acredito, apesar de todas as mudanças pelas quais meu conceito de homem ideal passou, que O Cara Certo abre a porta do carro, pelo menos uma vez na vida
se oferece pra pagar a conta, é cheiroso, tem barba por fazer, usa camisa
xadrez (e não gosta de sertanejo), dá risada das minhas besteiras e
gosta de mim por e apesar de tudo o que eu sou. Tô esperando e não saio dessa
vida sem ele.
P.S.: me recuso a comprar um gato de companhia. Quero um
gato de estimação, mas só compro depois que o Cara Certíssimo chegar. Claro, chegar e
não for embora.

Olá Mariana,
ResponderExcluirEstou desenvolvendo um trabalho voluntário no qual vou a escolas públicas de Brasília ensinar às meninas de segundo grau como entender o próprio cabelo, usando a teoria das aulas de química e física.
O projeto se chama Monitoria para Cabelos, é gratuito e minha motivação são os anos que passei lutando contra meus cabelos cacheados e sendo enganada por propagandas enganosas e cabeleireiros.
Os professores de química e física são, em sua maioria, homens. Os livros didáticos são escritos por homens, os diretores das empresas de cosméticos são homens, os químicos e engenheiros das empresas são homens, os gerentes de marketing são homens e os cabeleireiros famosos... também são homens!!! E a maioria de todos esses homens não tem os cabelos cacheados e crespos. Como pode ser que nós, mulheres, maior parte das consumidoras dos produtos cosméticos não sejamos a maioria nas empresas?
Quero despertar, nas adolescentes, interesse nas áreas de química e física para que, no futuro, nós sejamos a maioria nas empresas. Tem algum email da Capricho para o qual eu possa enviar meu projeto?
Obrigada!
Penélope Santos
monitoriaparacabelos@blogspot.com.br