Diga assim: “é que você não entendeu...”. E pronto! Você já
vai parar na minha lista (a ruim, claro) com grifa-texto no nome. Sério, eu não
consigo acreditar que exista gente que diz isso. Será que esse tipo acha que
pode invadir a nossa cabeça e entrar na lista dos assuntos não-entendidos? É
muito se achar superior, santo excesso de autoestima...
Já faz um tempo que fui a um show terrível, banda péssima, música
idem. Senti tanto tédio que achei que tédio pudesse matar. Como não matou, fui
me sentar longe do pessoal e do som terrível (foi impossível). Tava feliz,
conversando com outros amigos (que não tinham gostado também), até que chegou
uma conhecida, tiete da tal banda, e virou assim: “vocês não gostaram porque não
entenderam a proposta da banda”. Oi? Como a fulana poderia supor que eu não
entendi?! Fiquei possuída de raiva e só consegui responder: “entendi, sim. E não
gostei”. E fui embora bufando, pensando em trezentas melhores respostas (até
hoje, uns três anos depois, eu penso na repostas ideal pra ela).
Passou o tempo, eu quase superei, pelo menos agora eu faça
piada... E lá veio a situação número dois. Texto terrível. Fui com toda a
delicadeza pedir modificações e, tchãrãm, “a graça desse texto é ficar assim
mesmo, você não entendeu...”. Meu Senhor do Bom Texto, as pessoas precisam aprender
a ouvir mais críticas – as construtivas, é claro. Opiniões diferentes fazem o
mundo ser um lugar melhor e mais interessante. Ninguém é tão soberano assim.
Cada um entende de um jeito. Tá certo, alguns entendem menos.
Alguns acham poesia sertanejo universitário (arrepio ruim agora...), mas não
cabe a ninguém julgar. Outros se empolgam com música sem refrão, sem fim, sem
começo, sem bateria nervosa... Outros amam ler autoajuda, acham Paulo Coelho ótimo. Eu aceito o gosto de todo mundo, desde que não
venham me dizer que não gostei porque não entendi a proposta.
A verdade é que eu tenho medo do excesso de autoestima nas
pessoas. Elas se sentem tão inteligentes que acham que são melhores. Você pode
ser inteligente, mas só inteligente de verdade quando não subestima as pessoas.
Tá, confesso: ok eu subestimo um tiquinho quem rima amor/dor e paixão/coração. Mas
só um pouco ;)
Eu acrescentaria a isso: Don't judge people you don't know
P.S.: sério, acho que deveriam cobrar multa de gente com autoestima
demais. Não cobram do excesso de velocidade?
P.S.2: eu mostra a língua imaginária pra quem vira pra mim e pergunta: "entendeu?". Se eu não entendesse, perguntava, caramba!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só tome cuidado com o excesso de sinceridade ;)