Não sei exatamente o porquê, mas nessa semana eu fiquei me
lembrando muito da sensação que tive ao ver o primeiro quadro de Monet, ao vivo
e a muitas cores. Foi no palácio de Belvedere, quando fiz mochilão pela Europa e
passei por Viena.
Eu rodei, rodei, me perdi no museu (só pra manter o costume,
hehe) e de longe vi um quadro muito cheio de cor, um jardim lindo e na hora me
deu estalo: “é um Monet”. Cheguei mais perto e o tanto de cor me deu até uma
tontura (leve e boa, mas não deixa de ser tontura).
De perto, o jardim estava perdido no meio daquele tanto de
pincelada nervosa (eu imagino...), nem dava pra dizer que era um jardim, mas o
nome estava lá: Claude Monet.
Na hora, minha reação foi rir sozinha e, ao mesmo tempo,
chorei (umas quatro lágrimas, mas chorei). Tá, parece exagerado, eu sei. Justo
eu que achava Monet um festival de borrão e, pra falar a verdade, não me
importava tanto com impressionismo ou com qualquer tipo de pintura que não
fosse as cores da parede de casa ou das minhas unhas.
Saí do Palácio mais leve, feliz da vida por ter visto um
Monet. E depois fui vendo tantas outras coisas pelo caminho que engavetei essa
sensação na memória. Aí essa semana ela veio à tona e acho que entendi o motivo
de um quadro de Monet ter me deixado tão eufórica.
A pintura de Monet é a melhor metáfora sobre o que tempo faz
com a nossa percepção da vida e de tudo o que acontece com a gente. Na hora,
parece um drama ou algo totalmente sem razão, com lógica zero. Tipo aquele
sonho que não deu certo e pelo qual você batalhou horrores. Depois de um tempo,
o acontecimento sem lógica meio que toma forma e você entende tudo (ou uma
parte grande, pelo menos). A vida é uma pintura de Monet, não adianta querer
entender de perto, você vai demorar um tempo pra perceber os contornos e as
razões de tudo. Não há nada de imediato. Você precisa se distanciar de você pra se entender. Pra mim faz
sentido.
Foi esse o dito cujo que me emocionou. Não lembro o nome, só a emoção ;)
P.S.: até o fato de eu demorar pra entender porque gostei
tanto do quadro é uma coisa meio Monet. Demorou dois anos quase, sou lenta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só tome cuidado com o excesso de sinceridade ;)